segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Contratura/estiramento

CONTRATURA/ESTIRAMENTO

A dor localizada em um músculo sem sinais de ruptura caracteriza uma CONTRATURA. Ocorre em um músculo que não foi alongado antes do exercício físico. Não chega a romper as fibras musculares, assim não impossibilita as atividades rotineiras, mas dificulta a execução de algumas atividades esportivas. Identifica-se por um certo endurecimento muscular bem delimitado ao toque da região afetada.

Já o ESTIRAMENTO ocorre quando estica-se, alongando demais ou rompe-se um ligamento, um tendão ou um músculo. No estiramento leve algumas fibras musculares ou tendíneas são estiradas ou rompidas. Há dor e sensibilidade no movimento ativo, amplitude de movimento total, pois poucas fibras são estiradas ou rompidas. Há sensibilidade dolorosa, mínimo edema, dor à palpação e marcha (caminhada) normal.

O tratamento para os dois casos, na fase aguda (inicial) é gelo, (30 minutos diários), repouso e elevação do membro, antiflamatório, eletroterapia e início leve da recuperação do movimento. A evolução do tratamento deve obedecer a avaliação diária da dor.